Conceitos básicos: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU SUSTENTABILIDADE?

INTRODUÇÃO
Vamos falar sobre sustentabilidade? 


Você certamente já escutou esse termo em diversos lugares, mas, com tantos usos diferentes para essa palavra, é necessário entender melhor o seu verdadeiro conceito.
Para compreender a origem desse termo e a sua definição, vamos começar com alguns conceitos, partir para algumas histórias, seguir para algumas relações global x local x global e contextualizar essa temática junto às iniciativas e ações da Itaipu Binacional no seu território de influência.

SUSTENTABILIDADE: VALORES, PRINCÍPIOS E METAS

A sustentabilidade de uma sociedade pode ser determinada pela sua capacidade de incluir e garantir os meios necessários para uma vida de qualidade, assegurando a oportunidade das próximas gerações também interagirem e conviverem com a mesma qualidade. No entanto, existem duas vertentes que têm se destacado e se diferenciam na prática:

1) Desenvolvimento sustentável: apresentado pela ONU na Rio-92, está mais vinculado às questões de economia e relações internacionais, com foco na proteção de recursos naturais, garantindo a sustentabilidade da economia mundial e a capacidade de garantir a qualidade de vida das sociedades desta e das futuras gerações;

2) Sustentabilidade: que permite repensar valores e comportamentos cotidianos para gerar uma cultura da sustentabilidade, mais voltada à garantia da qualidade de vida, com valorização das dimensões culturais, sociais, espirituais, ecológicas e também econômicas, em que os princípios da Carta da Terra e as premissas do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global norteiem tomadas de decisão e garantam a diversidade, o respeito a todas as formas de vida e a cultura da paz.

Fonte: Rawpixel / 123RF.

AS DIMENSÕES  DA SUSTENTABILIDADE
Ignacy Sachs (1993) evidencia a necessidade de uma visão holística dos problemas da sociedade, não concentrando as ações somente na gestão dos recursos naturais. Para tanto, propôs que todo o planejamento de desenvolvimento precisa considerar, simultaneamente, as seguintes dimensões de sustentabilidade, ou “ecodesenvolvimento”: social, econômica, ecológica, espacial e cultural.


Mais recentemente, Sachs (2002) passou a considerar oito dimensões da sustentabilidade, inserindo também as dimensões ambiental, política nacional e política internacional.

Para Carlos Rodrigues Brandão (2008, p. 136), a sustentabilidade: 

[...] significa uma nova maneira igualitária, livre, justa, inclusiva e solidária de as pessoas se unirem para construírem os seus mundos 
de vida social, ao mesmo tempo em que lidam, manejam ou transformam sustentavelmente os ambientes naturais onde vivem e 
de que dependem para viver e conviver.

O modelo atual de produção almeja níveis de acumulação cada vez maiores e “aceita” todos os tipos de tecnologias que podem comprometer o equilíbrio dos ecossistemas, entre tantos outros danos. A solução demanda uma coalizão de forças mundiais ao redor de uma nova sensibilidade ética, novos valores, outras formas de relacionamento com a natureza e novos padrões de produção e consumo (BOFF, 2012).

Segundo Cintra (2011), muitas empresas já desenvolvem ações e tomadas de decisão que demonstram um alinhamento com a tendência da busca pela sustentabilidade, incentivando uma mudança nos processos de produção e consumo sustentáveis, como é o caso da Itaipu Binacional, que você conhecerá melhor posteriormente, no contexto da gestão para sustentabilidade territorial.

ANTECEDENTES DA  SUSTENTABILIDADE
A intensificação das atividades industriais e o aumento do ritmo do desenvolvimento econômico mundial tiveram como consequência grandes acidentes e desastres ao longo da história recente.

Na década de 1930, por exemplo, um fenômeno climático extremo, com fortes tempestades de poeira devastaram a região atingida pela seca das Planícies do Sul, nos Estados Unidos, e acarretaram a morte de pessoas e animais. Este fenômeno ficou conhecido como Dust Bowl, que significa bacia de poeira. 

Em 1956, o mundo assistiu a uma tragédia humana conhecida como o Desastre de Minamata, quando, na baía de Minamata, no sul do Japão, centenas de pessoas morreram ou sofreram de debilidade mental devido ao despejo de toneladas de mercúrio no meio ambiente.

Descarte inadequado de resíduos contendo mercúrio, que ocasionou o Desastre de Minamata Fonte: Case... (on-line). 

Em 1984, outro grande desastre chamou a atenção do mundo, matando quatro vezes mais do que Chernobyl: o vazamento de gás em Bhopal, na Índia. Segundo estimativas, em apenas um dia aproximadamente 25 mil pessoas morreram em decorrência da inalação do gás (AH, 2019). Os impactos se estenderam além das regiões onde ocorreram e seus entornos, não só sob o ponto de vista do meio ambiente e da sociedade, mas também nos aspectos econômicos, culturais, políticos, de saúde, entre outros.

Essas e outras tragédias levaram a crises que fizeram a sociedade compreender a necessidade da busca de um novo modelo de desenvolvimento econômico, que levasse em consideração todos os possíveis impactos - negativos e positivos - das atividades humanas.
Assim, sob o ponto de vista ambiental, o desenvolvimento sustentável iniciou com ações isoladas, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), e levou à organização de grandes encontros internacionais e à tomada de decisões para seguir em um novo modelo de desenvolvimento econômico e cultural em nível mundial.

EVOLUÇÃO DA  SUSTENTABILIDADE
A partir da Revolução Industrial, houve a necessidade de aumentar a produção e aquecer a economia. Com foco no crescimento econômico, a sociedade passou a ser estimulada a satisfazer seus desejos e a consumir em massa. Entretanto, esse ritmo acelerado de produção e consumo não permite que o meio ambiente tenha o tempo necessário para se regenerar com relação ao consumo dos seus recursos e à intensa geração de resíduos de todos os tipos. 

Fonte: Roman Mikhailiuk / 123RF. 

Fonte: Curso Gestão Para Sustentabilidade Territorial, do PTI Parque Tecnológico de ItaipuMódulo 3  

Comentários