Empresas e entidades recebem reconhecimento de “Atitude Cidadã – Foz do Iguaçu”


O Instituto Lixo Zero Brasil desenvolve suas atividades anuais baseadas em seu calendário pedagógico. Tradicionalmente a primeira iniciativa do ano é a entrega de certificados de reconhecimento “Atitude Cidadã”. 

Este ano, foi realizado, pela primeira vez, a edição de certificação “Atitude Cidadã - Foz do Iguaçu”. 

O “Atitude Cidadã - Foz do Iguaçu” é uma promoção do Instituto Lixo Zero Brasil/ILZB, contando com o apoio da rede internacional EcoOne Brasil , com profissionais que atuam nas ciências ambientais. Além de Foz do Iguaçu, esta promoção acontece também em outras 64 cidades, alcançando no total 20 estados brasileiros. A programação desta edição 2021 iniciou-se no dia 22 e segue até o dia 27 de março.


Dentre os objetivos do Atitude Cidadã - Foz do Iguaçu, destacamos o de dar reconhecimento às pessoas que trabalham com iniciativas que tem entre seus objetivos o de tornar realidade o conceito “Lixo Zero” em seu território ou campo de ação.

A edição do evento em nossa cidade aconteceu na noite do dia 23 deste mês, e devido a pandemia, a cerimônia de reconhecimento aconteceu de modo virtual, com transmissão pelo canal do YouTube EcoOne Brasil.  CLIQUE E ASSISTTA

Já na abertura, tivemos as palavras da embaixadora Lixo Zero de Foz do Iguaçu, a arquiteta e urbanista Fátima Langbeck, que respondeu à pergunta: “Porque é importante reconhecer quem pratica atitudes cidadãs?”.

Arquiteta e urbanista Fátima Langbeck, , embaixadora Lixo Zero de Foz do Iguaçu

...Apesar de “exercer a cidadania” ser um termo muito repetido hoje em dia, ainda é pouco discutido. Quem realmente sabe o verdadeiro significado? Quando buscamos no dicionário o conceito da palavra “cidadania”, encontramos, dentre outras, a seguinte definição: se refere à condição de pertencimento de uma pessoa à comunidade de um país. Ao meu ver, tudo parte da tomada de consciência e criação do senso de pertencimento. Fazer parte de uma comunidade tem suas consequências. Uma delas são os direitos e deveres civis, políticos e sociais, que são assegurados ao cidadão pela constituição federal do país onde ele vive. É por esse motivo que o Instituto Lixo Zero Brasil e centenas de embaixadores Lixo Zero em 64 cidades e 20 Estados pelo Brasil, nesses dias de 22 a 27 de março estão realizando a ATITUDE CIDADÃ. Justo nesta conjuntura que estamos vivendo de Pandemia, isolamento social, nada melhor que valorizar as pessoas que fazem a sua parte todos os dias! Valorizar aqueles que doam seu tempo e atenção com o outro, com o futuro e com as ações que afetam sua casa, o condomínio do prédio, sua rua, a cidade. Pessoas que estimulam comportamentos sustentáveis que terão/tem consequências positivas para a sociedade. Nesta noite eu me sinto muito honrada em dar esse reconhecimento aos vanguardistas de iniciativas que tornam realidade o conceito LIXO Zero em nossa cidade de Foz do Iguaçu...

Na cidade de Foz do Iguaçu os que receberam o reconhecimento Atitude Cidadã foram:

COAAFI - Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu

A Sra. Cleusa Cordeiro da Silva recebeu em nome da cooperativa, sua indicação foi devido pelo seu trabalho desenvolvido desde 1996 que na época se chamava a associação ARAFOZ ela nos conta:

“Neste período tinha uma associação no lixão que se chamava COCAMP. Mas gente lutava muito porque a nossa associação nem tinha documentação, então a gente não tinha como conseguir recurso. Então em 2003 nos juntamos as associações que se tornaram COAAFI. Assim, a gente consegue recursos para comprar prensa, balanças e mesa para o pessoal trabalhar. Em 2014 a Presidente Viviane teve que se afastar por motivo de doença na família e eu assumi naquele ano em 2015 a presidência da COAAFI e estou até hoje, estamos na luta!”


Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu/PR - Francisco Lacerda Brasileiro, prefeito.
A diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rosani Borba, recebeu o certificado em nome do prefeito municipal. Ele foi indicado por conta do Programa de Coleta Seletiva. Implantado em junho de 2018 o programa acontece por meio de um termo de colaboração firmado entre a Prefeitura Municipal e a COAAFI (Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu), com a parceria da Itaipu Binacional e do Instituto das Águas do Paraná, do Governo do Estado. Em dezembro de 2019 chegou a 100% da área urbana residencial de Foz do Iguaçu e está conseguindo mudar a forma da população fazer o descarte de resíduos, gerando renda aos catadores e contribuindo para o aumento da vida útil do aterro sanitário. 

Rosani Borba relatou o seu agradecimento em nome da gestão municipal:

“Quero agradecer a Fátima, ao Inst Lixo Zero e ao Prefeito municipal, eu faço parte da Educação Ambiental do município há 20 anos e esse sempre foi um sonho que nós educadores ambientais do municípios que tínhamos e lutávamos para que tivéssemos um programa de coleta seletiva de reciclados no município que atendessem as casas e agora temos graça a um compromisso de uma gestão que falou: vamos colocar! E estamos colocando em pratica.”


Sol Pedras
Participaram da homenagem representando a empresa, Celso e Mariangela Luckman, fundadores do grupo Sol Pedras, com 25 anos de atuação no mercado de rochas ornamentais Também é pioneira no desenvolvimento e implementação de um Programa Resíduo Zero - PRZ - de rochas premiado no Brasil, na China e em Angola! Segurança e Resultados são elementos primordiais na entrega dos materiais e atendimento às obras!

Mariângela Luckman expressou seu agradecimento pelo reconhecimento: 

“Agradeço de mais à todos vocês, a Fátima uma querida, que também trabalha conosco insensatamente com o voluntariado nas redes [..] realmente pomos a alma nisso pois sabemos que o planeta demanda e nós podemos fazer a diferença maior todos juntos.”


Esta indicação aconteceu devido a FerpalGlass ser um projeto que, além de atender aos interesses próprios, busca trabalhar trazendo benefícios para a sociedade, com alcances nas áreas Ambiental, Social, Econômica e Institucional/Pública. A FerpalGlass é especializada na Reciclagem de vidro e logística reversa.

Paulo Ribeiro, sócio proprietário da empresa, comentou:

   "Quando recebemos reconhecimentos como este, sentimos que estamos seguindo no caminho certo e nos sentimos fortalecidos para seguir sempre em frente, muito obrigado e parabéns aos organizadores e aos outros agraciados com este títulos, unidos em prol de um vida melhor para todos"...


Um Bom App – Foz do Iguaçu
Um Bom App é uma foodtech que desenvolveu um aplicativo que fornece um marketplace que conecta empresas que têm excedentes de alimentos com um público que quer resgatar esse alimento.

Para isso, foi criada a “sacola mágica” que tem por objetivo comercializar essas refeições e facilitar o processo para os parceiros, uma vez que o estabelecimento não consegue prever o que ele terá de excedente, e com a sacola mágica poderá reunir de uma maneira simples as refeições que não foram vendidas

Marcelo Toledo, responsável pelo projeto, disse: 

“Primeiramente gostaria de parabenizar pelo evento, pois não é um reconhecimento para a pessoa física, mas para o movimento que existe em nossa cidade em pró a esta causa, eu acho tão incrível em nós podermos juntar tanta gente legal é algo que nos leva refletir”


LixoTec
A Lixotec é um projeto de atividades sustentáveis e atua de forma independente das ações privadas ou governamentais, e busca conscientizar a sociedade na destinação correta para o descarte de seus resíduos eletrônicos com a coleta gratuita desses materiais. Sendo o Projeto Lixotec uma atividade que atua dentro da OSCIP Bioma Brasil - UMRAS, tem como objetivo de sua criação, a segregação dos materiais para a remontagem de novos equipamentos eletrônicos no intuito da doação dos mesmos em pleno estado de funcionamento as entidades locais e regionais carentes desses recursos, evitando a contaminação do solo, água e ar ao mesmo tempo que retorna sua contribuição com a sociedade.

Palavras do biólogo, da Bioma Brasil, Leandro Benhur Martins: 

“Estou muito feliz por poder aqui representando a LixoTec, e recebendo este reconhecimento de vocês, e felizes por estarmos podendo contribuir com esta e outras entidades que trabalham para preservar o meio ambiente, o que também é o nosso foco principal.”


Após a entrega, Fátima Langbec - embaixadora Lixo Zero de nossa cidade, expresou a sua gratidão por todo trabalho desenvolvido por cada um dos indicados e que essa ocasião era uma excelente oportunidade nos animar, nestes dias duros que estamos vivendo.
---------

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo difundir o conceito lixo zero no Brasil.

Saiba mais



A cerimônia

Comentários